terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O que é o "CALE-se"?



A denominação "CALE-se", surge, obstinadamente, com duplo sentido: em primeiro lugar, para que nunca se cale o Teatro e a Cultura, e, em segundo lugar, o nome surge como um apelo à população para que se junte ao Cale; envolva com o Cale, ou seja, "CALE-se".

O "CALE-se" não é apenas mais uma mostra de teatro, como as muitas que se realizam por todo o país.

O "CALE-se" pretende ser desde o início, o embrião pró-activo de uma forma de estar no Teatro, um espaço de reflexão e debate que vise a adaptação dessa arte secular aos desafios do século XXI. Não é possível captar novos públicos sem a indispensável evolução artística e cultural dos seus praticantes e dirigentes, indo de encontro às expectativas do espectador.

Essa adequação de meios, estilos e formas, atendendo que os amadores de Teatro se expressam sobretudo no seio do Movimento Associativo, é também vital para o rejuvenescimento das Colectividades, das Associações de Cultura e Recreio e de todas as formas de associativismo cultural.

Em 2007, almejávamos que o "CALE-se" pudesse ser, a médio prazo, um festival de referência para todos os não-profissionais de Teatro; 12 anos volvidos temos a certeza do objectivo alcançado.

O "CALE-se" é um festival de teatro de carácter competitivo, onde são atribuídos os 'Prémios Cale', galardões de mérito com que o júri - especialistas ligados ao teatro profissional - distingue as melhores prestações nas diversas categorias a concurso : Interpretação Feminina; Interpretação Masculina; Sonoplastia; Desenho de Luz; Figurinos; Cenografia; Encenação e Espectáculo.

O "CALE-se" atribui, ainda, o "Prémio do Público", destinado a premiar o melhor espectáculo, segundo a opinião, e votação dos espectadores assíduos do Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário