terça-feira, 7 de janeiro de 2014

22 de Fevereiro - "A PROMESSA" - GRUPO MÉRITO DRAMÁTICO AVINTENSE (V. N. Gaia)


“A PROMESSA” · de Bernardo Santareno
GRUPO MÉRITO DRAMÁTICO AVINTENSE (V. N. Gaia)
Drama – M/12 – 100 minutos

Para construir “A Promessa”, em1957, Santareno buscou no ambiente dos pescadores da costa portuguesa os elementos que compõem a história das personagens principais: Maria do Mar e José. Além desses, há a presença de Jesus, adolescente cego que é cons-tantemente assaltado por sonhos premonitórios; Salvador, velho, viúvo e pai de José e Jesus; Rosa, a mãe de Maria do Mar; e Laba-reda, o contrabandista salvo por Rosa e sua filha.
“A Promessa” reparte-se em três actos, desmembrados em cenas que nos permitem adentrar nesse mundo cristão e rústico per-meado por forças instintivas, erotismo e repressão dos sentidos, que explodem a partir das acções das personagens, todas ligadas à promessa feita pelos noivos a Nossa Senhora dos Navegantes, de que se o pai do rapaz se salvasse da tormenta com que se deparou em pleno mar, eles se casariam mas mantendo a castidade.

A acção tem como fulcro essa promessa, já que perante a salvação do velho Salvador, o casal passa a viver como dois irmãos, não consumando, como foi prometido, o matrimónio no plano corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário